Portugal 2030 e o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência

A “Estratégia Portugal 2030” apresenta como metodologia a recuperação da economia e proteção do emprego, e ainda fazer da próxima década um período de recuperação e convergência de Portugal com a União Europeia, garantindo uma maior resiliência e coesão social, e territorial.

De modo a materializar todos estes objetivos, a “Estratégia Portugal 2030” representa um marco estratégico para a política de desenvolvimento do país, como é o caso do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência e o Quadro Financeiro Plurianual 2021/2027, implementando os investimentos em políticas públicas para o período de 2021 a 2030. Para fazer face aos desafios da década, Portugal vai contar com um total de 61 mil milhões de euros, verba na qual o PRR assume uma importância chave no processo de transição entre o atual Quadro comunitário Portugal 2020 e o Portugal 2030. As nossas empresas vão ter um papel fundamental neste processo de transição, o qual assenta na recuperação e desenvolvimento do país. As referidas verbas veem dar apoio a empresas centradas em cinco domínios:

  • investigação e inovação;
  • tecnologias digitais;
  • apoio à economia hipocarbónica;
  • gestão sustentável dos recursos naturais;
  • PME

O PRR é um programa de ajuda às empresas nacionais, com um período de execução até 2026, que permite implementar um conjunto de reformas e de investimentos, proporcionando ao país a retoma do crescimento económico sustentado. Será financiado por recursos totais de 16,6 mil milhões de euros, distribuídos por cerca de 14 mil milhões de euros de subsídios e 2,7 mil milhões de euros de empréstimos. O mesmo foi organizado em 20 Componentes que integram, por sua vez, um total de 37 Reformas e de 83 Investimentos. Essas mesmas componentes e respetivas reformas e investimentos estão agrupadas no PRR em três dimensões estruturantes: a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital. Pode consultar o programa aqui:

Fazem também parte do referido programa os respetivos bancos que estão na linha da frente para apoiar as empresas nas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência:

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Related Posts