9 Passos Fundamentais para criar uma empresa -Decidir a forma jurídica da empresa

Deve analisar com cuidado a forma jurídica da sua empresa, relativamente às implicações que pode ter no futuro como, por exemplo, qual é a responsabilidade dos sócios em caso de endividamento da empresa, qual o capital social inicial obrigatório, entre outras questões (ver o link https://invoicexpress.com/blog/tipos-de-empresa).

Estas são as formas jurídicas pelas quais pode optar:

  • Empresário em nome individual
  • Sociedades unipessoais por quotas
  • Estabelecimento individual de responsabilidade limitada (EIRL)
  • Sociedades por quotas (Lda.)
  • Sociedades Anónimas (S.A.)
  • Sociedades em nome coletivo
  • Sociedades em comandita

Através do site ePortugal o futuro empresário pode constituir online uma sociedade por quotas, unipessoal ou anónima e, no site Empresa na Hora, pode efetuar o processo em menos de uma hora, num dos balcões de atendimento existentes no país, nos Espaços Empresa ou nas Conservatórias de Registo Comercial.

Na constituição da Empresa Online é permitida a criação de sociedades unipessoais por quotas, por quotas e anónimas, sendo preciso um certificado digital, como o Cartão de Cidadão. Posteriormente poderá acompanhar online o processo de criação da sua empresa através do Dossier Eletrónico da Empresa.

Nos balcões Empresa na Hora é possível constituir uma sociedade unipessoal, por quotas ou anónima. Basta se fazerem acompanhar de todos os documentos necessários. Em pouco menos de uma hora é possível dar seguimento a todos os procedimentos necessários à constituição da empresa num só balcão.

A criação da empresa tradicionalmente implica uma série de passos em diferentes Entidades e em momentos distintos, tais como: o pedido do Certificado de Admissibilidade, o depósito do capital social da empresa, a preparação do pacto ou ato constitutivo de sociedade, a entrega da declaração de início de atividade, o registo comercial e a inscrição na Segurança Social. Pode aceder a estas informações em  Localizar uma Conservatória de Registo Comercial.

No balcão “Cooperativa na Hora” podem ser criadas cooperativas e designados os respetivos órgãos sociais, de forma imediata e num único local.

Criar uma empresa na hora é fácil, rápido e cómodo. O serviço Empresa na Hora reduz a burocracia e facilita o processo.

O registo permite criar uma associação de uma forma simples e rápida num só balcão. Pode aceder a estas informações em Registar Associação – IRN. Consulte aqui as respostas às perguntas mais frequentes sobre como criar uma associação – FAQ. 

E se a qualquer momento precisar de mudar a sede social da sua empresa, mudar a atividade ou alterar os estatutos, estão aqui os serviços online e informação disponíveis que o irão ajudar.

Se procura um negócio já testado e com sucesso, com riscos mais limitados e com apoio técnico e administrativo na gestão do dia-a-dia, pode optar por um franchising. O franchising é um modelo de empresa que funciona em parceria e permite que uma empresa com um modelo de negócio já testado ceda a terceiros, em troca de contrapartidas financeiras, o direito de explorar os seus produtos ou serviços, de usar a sua marca comercial e ainda a implementar os seus métodos de gestão. Conheça as oportunidades de negócio e as experiências de franchisados experientes na Associação Portuguesa de Franchising.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.